Arte Brasileira dos anos 60 e 70

Síntese do movimento 
A arte brasileira dos anos 60 e 70 ( conhecida como Nova figuração) tem como objetivo buscar a identidade brasileira através de cores e temáticas, sem-pre demonstrando muito nacionalismo. Ocorrendo uma grande censura vinda da Ditadura militar de 1964, vários artistas tais como Gilvan Samico, Décio Noviello, José Alberto Nemer, Márcio Sampaio, Al-mir Mavignier, Arlindo Daibert, Marcos Coelho Ben-jamin e Ascânio MMM.
Contexto Histórico  
Em 1 de abril de 1964 o presidente Jango foi de-posto e quem assumiu a presidência foi Ranieri Mazzili, assim ocorrendo a ditadura militar, ge-rando uma série de perseguições, censura e tor-turas, com movimentos e expressões contra a ditadura.
Na década de 1960 ocorreu grandes transforma-ções no país sendo: a modernização da indústria e dos serviços, concentração de renda, abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.
Artur Barrio(artista plástico) , espalhou trouxas ensanguentada por Rio de Janeiro e Belo Horizonte em protesto a ditadura

Literatura
No início do pós modernismo, alguns autores de destacavam em meio a censu-ra e perseguições de 1964, entre eles foram, estando no auge, Érico Veríssimo e Jorge Amado, em seguida, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Mario Quintana.
Na poesia surgia o concretismo que teve como expoentes, Haroldo de Campos e Augusto de Campos, somando a eles, Vinícius de Morais e Cecília Meireles com o seu estilo mais lírico – amorosa e o romance de Clarice Lispector.
Na Década de 70 surge um movimento brasileiro chamado, tropicalismo, inspi-rado no dadaísmo de Oswald de Andrade, a ponto de ser chamado por seus pioneiros de a nova Antropofagia, que tem grande influencia do concretismo
Tropicalismo- cantores mais famosos.
Música
Foi uma movimento cultural brasileiro de 1967 e 1968 que teve como participantes os cantores-compositores baianos, tais como Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mu-tantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Ne-to completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.


Mobiliário
Após a década de 1950 e 1960, a noção de móvel moderno adquiria novos aspectos, como a procura por soluções simples, que oferecessem facilidade de produção e custo acessível. Dentro desta proposta, a cadeira Peg-Lev (1972), de Michel Arnoult, pode ser considerada resultado de um projeto inova-dor. A cadeira era comercializada em pontos de venda, como lojas e supermercados. A idéia era simples: um móvel que fosse retira-do, transportado e montado pelo usuário. A cadeira desmontada ocupava pouco espaço, otimizando embalagem e o espaço onde seri-a armazenada.

Vestuário
Figurino Hippie, inicio dos anos 60.
Cores vivas e miscigenadas. Transmitindo atitudes e contra os hábitos tradicionais da época.

Olga Zunino -901
Suyane Marques -901
Maria Luiza -901
Yuri Laranja -901
Matheus Rafael. -901



Nenhum comentário:

Postar um comentário