Tarsila do Amaral e Anita Malfatti

CONTEXTO HISTÓRICO


O século XX foi marcado por um período de mudanças. Com invenções como a lâmpada, o automóvel e o telefone no final do século anterior, a qualidade de vida aumentou para muitos. Juntamente com tais progressos tecnológicos, ninguém podia ter esperado quais mudanças 100 anos teriam no mundo político. Os Estados Unidos tiveram grandes ganhos econômicos e políticos; por volta de 1900, os Estados Unidos eram a potência industrial líder no mundo em termos de produção . A África, América Central e do Sul e Ásia também gradualmente rumaram a uma maior autonomia. Com a criação de novos estados independentes em ex-possessões europeias, o balanço de poder ao longo do século XX começou a se deslocar para fora da Europa.

SÍNTESE DO MOVIMENTO

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Anita Malfatti foi uma importante e famosa desenhista, gravadora e professora brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.

 MOBILIÁRIO
Buscava-se a valorização de materiais naturais, como a madeira, a palhinha e o couro, vindo a se afirmar, especialmente pela forma modernista, uma identidade essencialmente brasileira.

VESTUÁRIO 
O vestuário começou a ficar mais colorido e a. Liberdade começou a prosperar.

LITERATURA
  
Em 1924, Oswald de Andrade lança o MOVIMENTO PAU-BRASIL, propondo uma literatura autenticamente nacionalista, fundada nas características naturais do povo brasileiro: é preciso recontar a História do Brasil sob o ponto de vista dos "dominados"- do índio, do negro, do colonizado. Tal movimento combate a influência estrangeira, a linguagem preciosa e vazia, exalta o progresso e a era presente, rompendo radicalmente com o passado (nítida influência do FUTURISMO, portanto).
   As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos.

PRINCIPAIS OBRAS







Nenhum comentário:

Postar um comentário